Blog Investando

Este blog não é mais atualizado. Caso chegou aqui através do google ou de outro blog de finanças, por favor acesse

Páginas

18 de julho de 2012

Aportar ou viver? Que tal os dois?

Eu estava navegando pelos blogueiros investidores e sempre dou muita risada com o blog do pobretão, deixando claro que as risadas não são totalmente pejorativas, pois acho alguns posts do cara até interessantes e o que ele escreveu sobre a alternativa de parar de investir para começar a viver me chamou atenção, então decidi aproveitar o 'gancho' pra falar sobre a minha opinião a respeito.

O Passado e o Presente


Vivo há alguns bons anos gastando tudo que ganho, mesmo vivendo com os meus pais e sem contas altas a pagar. Meu salário não é ruim, mas mesmo assim nunca consegui guardar nada (na verdade eu já cheguei a ter algumas somas razoáveis, porém sempre curti a vida com elas).





O Futuro

Já contei um pouco sobre minha vida e meus planos aqui, mas o tópico do post do pobretão é recorrente em minha cabeça mesmo antes de começar a investir o meu primeiro real. Muitas vezes tenho vontade de trocar de carro, comprar uma puta moto, entrar em um financiamento eterno de apartamento ou casa, viajar para a Europa, EUA, China, etc. Muitas vezes penso em pegar empréstimos bancários para iniciar meu negócio de risco (como todo e qualquer negócio).

Mas e o amanhã? 
E o futuro?
Devo esquecer do presente?

A questão é que tudo na vida deve ter um equilíbrio, senão a coisa desanda. Minha idéia era aportar boa parte do meu salário, mas antes mesmo de começar a investir, entendi que não é uma boa saída, pois não dá pra pensar somente no futuro em detrimento de um presente de qualidade de vida inferior. Enquanto somos jovens a vida nos dá inúmeras tentações e não dá pra resistir a todas elas e acredito que nem devemos fazê-lo. Minha idéia é reduzir a proporção do meu salário para aportes, mantendo a meta dos milhões, mas sem abrir mão de algumas regalias que o dinheiro pode proporcionar no presente.

2 comentários:

  1. Tudo na vida deverá ser equilibrado. Não concordo com o aporte da frugalidade. Não acho um bom caminho destruir o presente para construir o futuro. Mas cada um é cada um.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. AdP, com certeza. O equilíbrio é o segredo do sucesso. Parabéns pela planilha, vou utilizá-la para todos os meus investimentos.

    Valeu!

    ResponderExcluir