Blog Investando

Este blog não é mais atualizado. Caso chegou aqui através do google ou de outro blog de finanças, por favor acesse

Páginas

13 de junho de 2012

Criptonita para os mercados de baixa



"O investidor que se deixar influenciar pela massa ou se preocupar sem razão com o efeito de quedas de mercado injustificadas sobre sua carteira estará transformando, de forma perversa, sua vantagem básica em uma desvantagem básica. Esse indivíduo estaria, então, em uma melhor situação se suas ações não fossem cotadas em bolsa, pois seria poupado da angústia causada pelos erros de avaliação de outras pessoas."



Trecho retirado do livro "O Investidor Inteligente", de Benjamin Graham. Como é meu livro do momento (um achado para um iniciante), é pertinente reafirmar que postarei sempre trechos e dicas preciosas que eu encontrar (e são MUITAS). 

A citação acima foi retirada do capítulo 8, entitulado "Flutuações do Mercado" e o motivo de eu postá-lo aqui foi pela agradável coincidência de ter tido uma epifania ao mesmo tempo que Jason Zweig*, onde ele afirma que possivelmente este seja o parágrafo mais importante de todo o livro, dizendo que Graham resume nessas palavras a experiência de uma vida. Preciosidade!






* Veja http://www.jasonzweig.com/about.html, um influente jornalista americano, já foi colunista do Wall Street Journal, Money e Time Magazine, editor de Fundos de investimento da Forbes, entre outros. Jason comenta todos os capítulos do livro do tio Ben, complementando sua experiência, que por ter falecido em 1976, não pode participar da bolha de 2000, entre outras grandes quedas.

2 comentários:

  1. Gosetei do blog, dos posts e da atenção para com os ensinamentos de Ben Graham.Se eleensinou omaior do mundo, então ee devia entender alguma coisa de dinheiro.

    Leia muito, mas muito mesmo , programe-se para comprar uns 3 livros por mês no mínimo. Isso ajuda muit a ficar calmo durante crises, ajuda também a enxergar boas oportunidades de investimento qunado a mior parte do povo está com medo. Com exemplo do valor da leitura, na biografia do Buffet, dá pra ver que ele leu mais de 100 livros de investimento antes de entrar na faculdade!!!

    continue assim um abraço
    alien1rj@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela postagem e obrigado pelo toque. A idéia é por ai mesmo. Ler bastante. É importante conhecer os diversos pontos de vista e experiências de investidores em tempos diferentes.

      Excluir